FANDOM

Chamada inicialmente como Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, o povoado se ergueu um pouco mais para o sul e por alguns anos foi um simples destacamento militar e transformou-se lentamente em povoado e logo depois emancipou-se de Cuiabá, se transformando em um importante entreposto comercial do estado de Mato Grosso e culminando na sua decadência anos depois. Suas denominações ao longo dos tempos foram: Vila Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, Albuquerque Novo, Santa Cruz de Corumbá e por fim apenas Corumbá.

A etimologia do topônimo Corumbá tem as seguintes versões:

  • A primeira versão origina-se provavelmente da língua tupi kuru'mba, que significa "banco de cascalho". Antenor Nascentes de fato confirma que o termo tupi ku'ru tem a acepção de "seixo" e argumento que não se encontra a explicação para o sufixo "'mba".
  • A segunda versão (segundo o historiador Valmir Batista Corrêa) diz que o termo Corumbá teria se originado do termo "kurupá" (aroeira, em tupi-guarani) por conta da excessiva presença dessa variedade nativa da flora pantaneira.
  • A terceira versão seria uma corruptela de "Coimbra", nome da sua fortaleza que marcou a ocupação portuguesa na região, conforme pronunciado pelos seus antigos habitantes.

OBs: existe um engano que é divulgado pela mídia que diz que o termo Corumbá significa Lugar Distante, o que não bate com a realidade.

Ver tambémEditar

ReferênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória