FANDOM


Portogeral1

Bem-vindos a Wiki Corumbá Brasil


A enciclopédia virtual em que todos podem consultar.

Categorias
Página principal | Predefinições | Fotos
Cultura | Demografia | Desportos | Economia | Geografia | História | Literatura | Política | Religião | Urbanização
Artigo em destaque


A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), ou Brigada Ricardo Franco, é uma das Brigadas do Exército Brasileiro. Sua sede localiza-se em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. É subordinada ao Comando Militar do Oeste, com sede na capital do estado Campo Grande.

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira e de outros comandos que estabeleceram e mantiveram os nossos limites neste rincão do BRASIL. A 18ª Bda Inf Fron é composta atualmente pelo 17º Batalhão de Fronteira, em Corumbá-MS; o 47º Batalhão de Infantaria, em Coxim-MS; 2ª Companhia Fronteira, em Porto Murtinho-MS; a 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra. em Corumbá-MS e a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira junto ao Quartel-General também em Corumbá-MS.

Com a missão de coordenar Unidades e Destacamentos de Fronteira, a 2ª Brigada Mista reviveu as tarefas do Comando Geral da Fronteira e do Distrito Militar do Baixo Paraguai e, em 10 de dezembro de 1980, recebeu a denominação histórica de “Brigada Ricardo Franco”, como justa homenagem ao herói da resistência do Forte de Coimbra ao inimigo espanhol em 1801. Em 18 de dezembro de 1985, a 2ª Brigada Mista foi extinta, dando origem à 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que manteve sua denominação histórica. Seu estandarte foi aprovado pela Portaria Ministerial nº 480, de 17 de março de 1988 e é composto de antigos símbolos da Brigada Mista: a Cruz de Cristo, símbolo de Unidade de Fronteira; e uma chave de prata, simbolizando vigilância e guarda.
(Ver mais...)

Apresentação


Aqui há absolutamente tudo sobre o universo do município de Corumbá, situado no Pantanal do estado de Mato Grosso do Sul, sendo colonizada por diversos povos do resto do mundo, e na Região Centro-Oeste do Brasil e também banhada pelo rio Paraguai.

O município de Corumbá está situado no sul da Região Centro-Oeste do Brasil e próxima da fronteira com a Bolívia, à beira do rio Paraguai. O município é também ponto de parada da ligação ferroviária entre o Brasil e a Bolívia, sendo a última cidade brasileira antes do território boliviano, do qual se separa por fronteira seca. Corumbá abrange 60% do Pantanal sul-mato-grossense, 37% do Pantanal brasileiro, 30% do Pantanal sul-americano e algo em torno de 10% do Chaco sul-americano. Sendo assim, considerada a capital do pantanal e a principal cidade às margens do rio Paraguai depois de Assunção, no Paraguai. Dentro do município está localizada a cidade de Ladário, que faz divisa apenas com Corumbá.

A população de Corumbá se mantém em crescimento quase constante desde 1980, com taxas médias geométricas de crescimento anual abaixo de 2%, segundo os resultados dos censos demográficos de 1980, 1991 e 2000, nos quais se verificam taxas de 0,78%, 0,76%, e 1,81%, respectivamente. Nos últimos anos, em razão do aumento da qualidade de vida, a população local está envelhecendo e a taxa de fecundidade está diminuindo.

Imagem em destaque


Corumbaview

Vista aérea de Corumbá e o Rio Paraguai

Você sabia que…


...que historicamente já foi bem mais importante que hoje? Antes de Campo Grande ser o centro econômico do antigo Mato Grosso (antes da criação de MS), o eixo econômico da região era Corumbá (seu poder sucumbia Cuiabá, a capital do estado). Esse período se iniciou em 1873, no pós-guerra do Paraguai (ou da Tríplice Aliança) e durou até os anos 1930. Possuia o terceiro maior porto fluvial da América Latina, além de já ter sido também o principal e mais importante centro comercial da região Centro-Oeste.
...o antropólogo, etnógrafo e pensador belga Claude Levi-Strauss passou alguns dias em Corumbá? Ele registrou em seu livro Tristes Trópicos uma breve impressão sobre a cidade na década de 1960.
...o acordionista ítalo-brasileiro Mário Zan (Mario Giovanni Zandomeneghi) passou uma temporada em Corumbá, na década de 1940? Nessa ocasião compôs uma de suas mais célebres composições (Chalana).
...Corumbá é o maior município do centro-sul do Brasil? O seu território ocupa quase 3% de todo território citado.
...Corumbá é considerada o embrião do Mercosul? Foi a primeira cidade da região a manter relações comerciais com países vizinhos, em especial o Paraguai e Argentina.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória